Publicado por: R. Mutt | Fevereiro 9, 2009

A estratégia dos antílopes

Fulgence Bunani:
“Em 1994, tínhamos menosprezado os tutsis com palavras muito más(…)Chamávamos-lhes baratas, na taberna, e gracejávamos sobre o seu fim iminente. Durante as matanças, cantávamos canções ferozes, com chapéus de palha na cabeça, e gritávamos-lhes insultos enquanto erguíamos as catanas ensanguentadas, e ríamos quando eles pediam clemência(…) Agora, falamo-nos. Como vai isso, vai tudo bem, como está a família(…)”

A estratégia dos antilopes

“A estratégia dos antílopes”, de Jean Hatzfeld, é um impressionante relato do genocídio do Ruanda, contado na primeira pessoa por sobreviventes e assassinos. Tudo se passa em 2003, aquando da surpreendente libertação dos assassinos de mais de 800 mil tutsis.  Agora, 10 anos após um dos episódios mais sangrentos da história da humanidade, caçadores e presas vêem-se de novo a viver lado a lado, partilhando as mesmas memórias e espaços.

Na rua, cruzam-se a mulher apavorada e o homem que, com golpes cruéis de uma catana, ceifou a vida de toda a sua família. Falar das matanças fora das gaçaça (tribunais populares) é expressamente proibido pelo Governo. A ordem é a reconciliação. Será esta uma situação sustentável? É possível o convívio entre as duas etnias? Separam-nas o ódio ou também conseguimos encontrar entre elas o amor?

“E, quando os assassinos pareciam esperar-nos, espalhávamo-nos por todos os lados, cada um a explorar as suas hipóteses de sobreviver; no fundo, adoptávamos a estratégia dos antílopes”.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: