Publicado por: R. Mutt | Fevereiro 2, 2009

Simplicidade suprema

Andrew Bird
O Andrew Bird é um génio. Esta semana, pelo menos, acho que ele é um génio. Não me perguntem é porquê. Vejam, eu sei que ele faz boa música – muito boa até – mas há tanta gente a fazer grandes músicas e eu não ando a gritar ao mundo que são todos maradonas da trilha sonora. Até posso arriscar dizer que são os assobios, ou o dedilhar no violino, ou até os acordes na viola – simples como todas as melhores coisas da vida – mas acho que isso não chega. Tem de ser mais qualquer coisa.

Eu podia muito bem não ter dito nada e o Andrew Bird não era génio nenhum. Era apenas um tipo que faz canções boas como o caraças e nem por isso eu estaria a ser desonesto com as minhas convicções. Mas agora já está dito: é um génio. Na verdade, passava bem se ele não fosse mais do que um compositor esforçado, daqueles que suam baldes para conseguir uma boa canção. Mas ele é o oposto, é daqueles que compõem melodias perfeitas sem um esgar de esforço, que suspiram a cantar, como que perseguidos por uma maldição qualquer que os impede de soar simplesmente normal.

Cada disco é uma obra-prima, cada música é exactamente aquilo que deveria ser, sem espaços para reparos ou recomendações. Eu ouço Andrew Bird e sei que estou perante qualquer coisa de supremo. Se calhar é isso a genialidade.

Afinal, agora pergunto eu, porque é que a música não pode ser toda assim?    

Oh No pode ser ouvida no último disco de Andrew Bird, Noble Beast.


Responses

  1. Antes de ver o vídeo ia dizer que ando a adorar essa Oh No, muito boa.🙂

  2. O meu aniversário está próximo… alguém me podia oferecer este disco😛


Deixe uma Resposta

Categorias

