Publicado por: R. Mutt | Setembro 21, 2008

Atentos aos larápios

“Atenção senhores passageiros, há um carteirista nesta estação. É esse sujeito romeno, de calças de ganga e casaco azul. Carteirista romeno.”

Já tinha ouvido o alerta no Metro de Lisboa para a existência de carteiristas nas estações, mas nunca desta forma tão… personalizada. Normalmente, ouve-se aquela gravação mais polida, confirma-se que a carteira permanece no bolso e já está. Desta vez, gerou-se um clima de suspeição tal que se trocaram olhares inquisitivos e fez-se silêncio entre cinco estações, pelo menos.  

A medida é recente e não sei se tem dado frutos, mas uma coisa é certa, a insistência com que nos pedem para olharmos pelos nossos bens, “especialmente nas entradas e saídas das carruagens”, fez com que o meu cérebro desligasse completamente de qualquer mensagem que saia da instalação sonora.

Ps: Já fui roubado e já vi roubar no Metro. Covardemente, nas duas vezes não tive reacção.

Foto: SFTC @ flickr


Responses

  1. que tal posts novos?

  2. Já tentaram roubaram o meu pai no metro em Paris. Por acaso, mal entrei na caruagem, não gostei da cara de um tipo, que trocava olhares com outro ainda pior. Percebi que algo não estava bem. Aproveitaram a chegada à estação, para pôr a mão ao bolso do casaco do meu pai, que não se apercebeu de nada. No momento reagi, e saltei literalmente sobre o criminoso, que aproveitou a abertura das portas para fugir. Reagi, mas não pensei. Correu bem, mas poderia ter corrido mal…

  3. …e ainda bem que ele fugiu, porque não tinha cabedal para ele!

  4. […] dias depois do episódio no Metro fui assaltado em Lisboa. Não no Metro, mas numa bela ruela chamada Calçada do Poço dos Mouros. O […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: